João Virgílio Tagliavini

É professor Associado no Departamento de Educação da UFSCar, e é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de História, Filosofia e Sociologia da Educação.

É membro da Comissão Nacional da OAB para implantação do Eixo de Fundamentos no Exame de Ordem; foi membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/SP (2010-2012); membro da Comissão OAB vai à Faculdade/ OABSP (2013-2015).

Desde 2003 coordena o grupo de pesquisa “Educação e Direito na Sociedade Brasileira Contemporânea”, publicando coletivamente os livros “A superação do positivismo jurídico no ensino do Direito” e “Exame de Ordem: uma visão crítica”, coordenou ainda o livro da Comissão de Educação Jurídica da OAB SP, intitulado “Educação Jurídica em Questão”, além de promover congressos e publicar outros trabalhos na área do ensino do direito.

Já foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Ensino do Direito, à qual é associado.

Coordena a comissão para implantação do Curso de Direito na UFSCar.

Fez os cursos ginasial, colegial e graduação em filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos, completando sua formação e licenciando-se em Filosofia pelas Faculdades Associadas do Ipiranga (UNIFAI – 1977); fez ainda graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1978), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1990), doutorado em Educação pela UFSCar (1999) e pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP.

Fora da carreira acadêmica, mas com forte atuação educacional, foi sacerdote católico de 1978 a 1985, quando trabalhou na formação de pequenas comunidades, pastoral carcerária etc.

Hoje atua principalmente nos temas: educação, ensino superior (projeto pedagógico e avaliação), formação docente para o ensino superior, direito, filosofia e ensino do direito.

Pertence ao banco de avaliadores do INEP.

Em 2013 lançou o livro “Aprender e Ensinar Direito”, um curso para formação de docentes dos cursos de Direito.

Prepara para lançar no segundo semestre de 2016 “Estrutura e Funcionamento da Educação Básica”, um livro didático para uso nas licenciaturas.